Bem vindos ao blog Caminhando com Jesus!
Nossa Senhora da Glória, rogai por nós!

Seguidores de Jesus

quarta-feira, 20 de julho de 2011

MENSAGEM


Olá ,bom dia!! Nesse domingo eu ganhei um Escapulario da minha catequista da perceverança e quis saber mais sobre ele e estou postando aqui para vocês!!



Consiste em dois pedaços de pano marrom, unidos entre si por um cordão. Um pedaço de pano traz a estampa de Nossa Senhora do Carmo, e o outro a do Sagrado Coração de Jesus, ou o emblema da Ordem do Carmo. A palavra latina “scapulas” significa ombros, daí designar-se Escapulário este objeto de devoção colocado sobre os ombros.

Para os religiosos carmelitas, é símbolo de consagração religiosa na Ordem de Nossa Senhora do Carmo. Para os fiéis leigos, para o povo, é símbolo de devoção e afeto para com a mesma Senhora do Carmo. Nos meios populares, é conhecido como “bentinho do Carmo”.

“Para a Igreja, entre as formas de devoção mariana, está o uso piedoso do Escapulário do Carmo, pela sua simplicidade e adaptação a qualquer mentalidade” (Papa Paulo VI). Maria, Mãe de Jesus, é a “mulher que pisa na cabeça da serpente” (Gn 3,15), e aparece “vestida de sol, tendo a lua sob os pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça” (Ap 12,1-17).


 
O Papa João Paulo II
e o Escapulário do Carmo


É com alegria que se nota, entre os católicos, um grande aumento da devoção a Maria, a ponto de importantes órgãos de imprensa noticiarem o fato com destaque. Uma das práticas marianas mais divulgadas é a do uso do escapulário do Carmo, também conhecido mais correntemente no Brasil como “bentinho”.

É freqüente até ver jovens usando o escapulário ao pescoço. Todos têm uma vaga noção de que Maria protege, de forma especial, aqueles que o portam. Mas conhecerão, também, o profundo e belo significado do escapulário do Carmo?
Numa carta aos Superiores da ordem do Carmo, S.S. João Paulo II, que também usa o escapulário, explica admiravelmente o simbolismo desta importante devoção mariana, que nossa Campanha também divulga:

“No símbolo do Escapulário - afirma João Paulo II - se evidencia uma síntese eficaz de espiritualidade mariana, que aumenta a devoção dos fiéis, tornando-lhes sensível a presença amorosa da Virgem Mãe em suas vidas. O escapulário é, essencialmente, um "hábito".
Quem o recebe fica agregado ou associado, num grau mais ou menos íntimo, à Ordem o Carmo, dedicada ao serviço da Virgem Maria, para o bem de toda a Igreja.

Quem veste o Escapulário é, portanto, introduzido na terra do Carmelo, para que "coma de seus frutos e bens" (cf. Jer 2,7), e experimente a presença doce e materna de Maria, no compromisso cotidiano de se revestir interiormente de Jesus Cristo, e de o manifestar vivo, em si próprio, para o bem da Igreja e de toda a humanidade.

Duas são, portanto, as verdades evocadas no símbolo do Escapulário: de um lado a proteção contínua da Santíssima Virgem, não só ao longo do caminho da vida, mas também no momento da passagem para a plenitude da glória eterna; de outro lado, consciência de que a devoção a Ela não pode se limitar a orações e obséquios em sua honra em algumas circunstâncias, mas que deve constituir um “hábito”.

Isto quer dizer: uma textura permanente da própria conduta cristã, tecida de oração e de vida interior, mediante a prática freqüente aos Sacramentos e o exercício concreto das obras de misericórdia espirituais e corporais.

Deste modo, o Escapulário se converte em símbolo de “aliança” e de comunhão recíproca entre Maria e os fiéis: de fato, traduz de modo concreto a entrega que Jesus, do alto da cruz, fez a João, e nele a todos nós, de sua Mãe; e a entrega do apóstolo predileto e de nós a Ela, constituída como Mãe espiritual.

“Também eu levo sobre meu coração, há tanto tempo, o Escapulário do Carmo. Pelo amor que tenho à celestial Mãe, cuja proteção experimento continuamente, auguro que este ano mariano ajude a todos os religiosos e religiosas do Carmelo, e a todos os piedosos fiéis que a veneram filialmente, para crescer no seu amor e irradiar no mundo a presença desta Mulher do silêncio e da oração, invocada como Mãe da misericórdia, Mãe da esperança e  Mãe da graça.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário