Bem vindos ao blog Caminhando com Jesus!
Nossa Senhora da Glória, rogai por nós!

Seguidores de Jesus

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Mandamentos. ( 8º, 9º e 10º)

8º MANDAMENTO - NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO

Esse mandamento se refere à verdade. Nos ensina a ter lealdade e sinceridade. Deus não gosta que a gente faça juramento, não gosta de falsidade.
Para cumprir este mandamento devemos:

8 Dizer sempre a verdade.
8 Cumprir sempre a palavra dada.
8 Evitar comentários maldosos sobre os outros.

& Ler Mt 5, 33-37
Jesus considera a nossa palavra como algo muito importante. Ele nos ensina que o nosso “sim” seja sim, e o nosso “não” seja não. Como seguidores de Jesus temos um compromisso com a verdade. A palavra é um dom de Deus que precisa ser bem utilizado. 76

Caluniar uma pessoa é falar coisas dela sem saber se é verdade. Isto é pecado grave. Jesus nos pede que não julguemos ninguém. Podemos censurar o erro, mas não podemos NUNCA JULGAR A PESSOA porque não podemos ver seu coração, as suas intenções.
9º MANDAMENTO - NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO

O 9º Mandamento diz que o casamento precisa ser respeitado. Deus nos pede que sejamos responsáveis, amando a família. É possível viver feliz numa família sem amor?
Quando marido e mulher são felizes, toda a família é feliz. Por isso o casamento não pode acontecer de qualquer jeito. Ele só pode acontecer quando o casal se conhece bem, fazendo crescer no amor, o carinho e a fidelidade entre ambos.
O 9º Mandamento nos faz vigilantes contra a desordem de olhar a mulher, ou o homem, somente pelo seu aspecto físico, como um objeto do qual se usa para fazer publicidade. Este Mandamento nos convida a purificação do coração que requer pudor, paciência e discrição.
Quando um homem e uma mulher se casam, têm o direito de ver seu amor crescer em harmonia.

& Ler Ef 5, 25-28. Esta leitura fala sobre os deveres entre os esposos.
10º MANDAMENTO - NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS

O 10º Mandamento nos ensina a ser humildes e aceitar com amor o que temos e não cobiçar o que não podemos ter. Nossa sociedade nos faz sentir valiosos ou importantes se podemos comprar. O consumismo escraviza as pessoas, tira a paz e o verdadeiro valor pela vida.
Com este mandamento Deus no ensina a:
Y Ver com alegria a vitória do amigo.
Y Não ter inveja daquilo que os outros conseguem.
Y Evitar ciúme nas nossas amizades.
Y Usar bem o que temos, progredindo na medida da nossa capacidade.
Deus quer que sejamos amigos, que vivamos como irmãos e nos amemos de verdade.
Mas muitas vezes, as pessoas têm inveja e desejam o mal aos outros. Por ex.: ter raiva do amigo porque ele ganhou game novo, desejar mal a ele. Isto é errado, pois devemos valorizar aquilo que temos e respeitar o que é do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário