Bem vindos ao blog Caminhando com Jesus!
Nossa Senhora da Glória, rogai por nós!

Seguidores de Jesus

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Atividades para a Catequese


3º ENCONTRO:  JESUS INICIA SUA MISSÃO A PARTIR DO BATISMO

Sabemos como são importantes os preparativos para uma festa.
Tudo tem de estar bem bonito.
Deus Pai desejou que antes alguém preparasse o povo para receber seu Filho. E assim nasceu João Batista. Ele era primo de Jesus, filho de Zacarias e Isabel. Cresceu e foi para o deserto onde passou muito tempo fazendo penitência. João Batista cresceu com a mesma esperança do seu povo: todos esperavam um Messias, um Rei, que viria para libertá-los da opressão e fazer justiça. Quando ficou adulto, saiu pregando a Palavra de Deus para que as pessoas se convertessem.
João Batista era muito corajoso, falava sempre a verdade e denunciava o pecado, até mesmo dos chefes do povo. João Batista foi o último profeta do Antigo Testamento, escolhido por Deus para anunciar a chegada do Salvador.

 Vamos procurar na Bíblia: Mt 3, 13-17

João Batista pregava e batizava no Rio Jordão. Ao completar 30 anos Jesus (o Messias, o Salvador anunciado pelos profetas do Antigo Testamento) foi ao Rio Jordão para ouvir João Batista e ser batizado por ele para que se cumprissem as Escrituras.
João reconhece que Jesus é o enviado de Deus e diz a todos: “É Ele o Messias” “Eis o cordeiro que tira o pecado do Mundo” (Jo 1, 29).
Jesus pede para ser Batizado por João Batista, que fica indeciso, mas aceita o seu pedido. E Jesus é batizado. Neste momento....

Vamos ler Mt 3, 16-17 e saber o que aconteceu!

Após o Batismo Jesus também foi para o deserto onde ficou 40 dias, rezando e fazendo jejum. Enquanto isto, muitas pessoas, ouviam as pregações de João Batista que os convidava a deixar a vida de pecado e voltar-se para Deus. Muitos se convertiam. Porém, algumas pessoas (chefes do povo) não gostaram e começaram a persegui-lo até que ele foi preso.

Vamos procurar na Bíblia: Mt 4, 12-17

Ao retornar do deserto, Jesus soube que João Batista tinha sido preso, então, deixa sua casa e viaja de cidade em cidade, de aldeia em aldeia, levando sua mensagem de esperança para todos, especialmente para os marginalizados e empobrecidos.
Em Nazaré, Jesus vai à sinagoga, no sábado, conforme o costume dos judeus. Aí começou a apresentar-se como Messias esperado pelo povo.
O que o povo esperava do Messias?
Alguns queriam um Messias líder guerreiro, que ajudasse o povo a libertar-se dos romanos. Outros achavam que o Messias iria recompensar os que praticassem a lei. Porém todos esperavam que o Messias fosse um grande Rei, importante e poderoso...
Jesus, que nasceu na pobreza, veio para todos, mas principalmente para os pobres e necessitados. Curou os doentes, consolou os aflitos, acolheu os pecadores, os que eram marginalizados pela sociedade. Jesus passou a vida fazendo o bem.
O Programa de Vida de Jesus é ser amigo de todas as pessoas, principalmente dos pobres, doentes e oprimidos.
E Jesus pede que nós também façamos como Ele fez. E isso nos dá esperança de lutarmos para que o mundo seja transformado num reino de paz, de justiça, de amor, de fraternidade.
Em Jesus, Deus que libertar a todos de modo total.O Reino de Deus é muito mais que uma vida feliz aqui na terra.



1) Complete as frases abaixo:
a. João Batista pregava um Batismo de __ __ __ __ __ __ __ __ __
b. Ele batizava as pessoas no Rio __ __ __ __ __ __
c. A Mãe de João Batista chamava-se __ __ __ __ __ __
d. O Pai de João Batista chamava-se __ __ __ __ __ __ __ __
e. João Batista veio preparar os caminhos para __ __ __ __ __
f. João Batista era __ __ __ __ __ de Jesus.
h. “Fazei penitência, porque o __ __ __ __ __ dos Céus está próximo” (Mt 3,2)
i. Depois de ser batizado por João Batista, Jesus vai para o __ __ __ __ __ __ __.
j. Num dia de __ __ __ __ __ __ Jesus vai à sinagoga e se apresenta como __ __ __ __ __ __ __ .
k. O programa de vida de Jesus é ser amigo de todas as pessoas, principalmente dos __ __ __ __ __ __, dos __ __ __ __ __ __ __ e dos __ __ __ __ __ __ __ __ __ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário