Bem vindos ao blog Caminhando com Jesus!
Nossa Senhora da Glória, rogai por nós!

Seguidores de Jesus

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Atividade para catequese

O PECADO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Nascemos para ser felizes! Esta é uma verdade que sentimos no coração a aprendemos em nossa fé. Deus nos criou para vivermos bem e nos realizarmos como pessoas felizes.
Mas, o que acontece para vermos tanta gente sofrendo? Por que há tanta maldade no mundo e tanta gente infeliz?
Isso com certeza não é a vontade do Pai. Muita coisa ruim acontece por nossa culpa mesmo. Pois muitas vezes escolhemos fazer o mal, ser egoísta, pensar somente nos nossos interesses e deixamos Deus de lado. Algumas vezes causamos sofrimento para nós mesmos e para as pessoas que estão ao nosso lado, nossos pais, irmãos, amigos...

A este ato ruim que praticamos chamamos pecado.


Deus não nos criou perfeitos, MS criou-nos a caminho da perfeição. Para isso é muito importante estarmos com Deus, que nos leva ao caminho que nos faz felizes. Sozinhos nada podemos fazer. Mas, Deus junto de nós pode nos fazer mais fortes para que possamos vencer nossos limites.
Nosso pecado começa quando decidimos que não precisamos mais de Deus e nos consideramos deuses de nós mesmos.
Vamos ler Gênesis 3, 1-13 que nos mostra como começa a história do nosso pecado.
Apesar do pecado ser sempre uma coisa séria, há alguns que são piores que outros.

PECADO MORTAL:

São pecados graves que geram muito mal e sofrimento e nos afastam de Deus. Possuem três características:

1ª) Matéria grave: quando pecamos gravemente contra um dos Dez Mandamentos da Lei de Deus. Os Dez Mandamentos nos ensinam como podemos amar a Deus , ao próximo e a nós mesmos.

2ª) Plena liberdade: Quando se peca sabendo claramente que o que se faz é sério, é pecado, mas mesmo assim decide fazê-lo.

3ª) Consciência plena: Quando alguém peca sem que ninguém o obrigue a isso. Quando a pessoa quer cometer o pecado, é ela quem decide livremente fazer o mal.
Para ser pecado mortal é preciso que as três características estejam presentes em uma mesma má ação cometida. Para que sejam perdoados, exige-se a confissão com o padre.

PECADO VENIAL

É aquele que não possui as características do pecado mortal. Ou seja aquele que fazemos sem a intenção de ser contra um dos Dez Mandamentos, de querer fazer o mal, sem saber que nossa atitude é pecado.

Nosso pecado é leve se causamos um sofrimento por acidente ou contra a nossa vontade ou mesmo sem saber que o que fazíamos era de fato pecado. Embora sejam também um mal e precisem de conversão, os pecados veniais, não tem a força de romper nosso relacionamento com Deus. Por isso são perdoados no Ato Penitencial da Missa ou com práticas penitenciais. Mas se quiser também pode confessar com o Padre.

Um comentário: